Oclusão e ATM

Muitos pacientes apresentam dor ao nível cervicofacial: a origem desta é muito diversa, podendo classificá-la em:

– Distúrbios da ATM (articulação temporomandibular)
– Distúrbios musculoesqueléticos

A instabilidade ortopédica e a modificação na oclusão podem levar à disfunção craniomandibular.

Além disso, há uma alta percentagem da população que sofre de “bruxismo”: patologia associada ao tipo de vida de hoje. É definido como o ato habitual de apertar ou ranger os dentes, durante a noite ou de dia, sem prognóstico funcional. No exame clínico, podemos ver facetas de desgaste, escoriações cervicais, mobilidade dentária, etc.

As consequências desta patologia são o desgaste dentário, o trauma oclusal (o periodonto é lesionado) e a lesão traumática da ATM (porque intromete os condilos).

O tratamento de escolha nesses casos é a tala de descarga: a sua função é bloquear os reflexos que condicionam uma posição inapropriada de “tom maxilo-mandibular”. Dessa forma, reprogramamos a mandíbula para uma posição estável (que chamamos de relação centrica): o condilo será centrado na cavidade glenoidal. Com ele protegeremos os dentes e a articulação temporomandibular.


Tratamentos

O Instituto Neofacial é um novo conceito de clínica que aposta na saúde externa e interna como forma de saúde e bem-estar real, englobando nesta filosofia comum diferentes disciplinas médicas interrelacionadas.


PERGUNTE A SUA NOMEAÇÃO AGORA